Servidores Linux

O que é um servidor linux

 

O Linux é um sistema operacional open source para computadores, servidores, mainframes, dispositivos móveis e dispositivos embutidos. Assim, pode ser utilizado em quase todas as principais plataformas de computadores, tornando-se um dos sistemas operacionais mais suportados.

Os servidores Linux são criados para atender aos requisitos cada vez maiores de aplicativos de negócios, como administração de sistemas e redes, serviços da web e gerenciamento de banco de dados. Devido à sua reputação de segurança, consistência e flexibilidade, são frequentemente preferidos em relação aos outros sistemas operacionais de servidor

Além disso, o Linux é considerado a melhor opção para servidores operacionais, uma vez que não há necessidade de uma interface gráfica de usuário — todos os comandos podem ser executados por meio do prompt de comando. Isso ajuda a obter o máximo desempenho do sistema.

Segurança

 

O Linux fornece segurança de alto nível. Os firewalls eficientes, bem como sistemas versáteis de permissão de acesso a arquivos evitam invasões ou vírus indesejados. Ou seja, o Linux não é tão vulnerável quanto o Windows. Com certeza não é invulnerável, mas é muito mais seguro.

No geral, o processo de gerenciamento de pacotes, o conceito de repositórios e mais alguns recursos possibilitam que o Linux seja mais seguro do que o sistema operacional da Microsoft.

As principais distros Linux para servidores

 

Debian



Por fim, o Debian é um dos melhores sistemas operacionais do servidor Linux disponíveis. Como foi lançado em 1993 e viu seu primeiro lançamento estável em 1996, é incrivelmente seguro. Muitas distribuições Linux, incluindo Ubuntu, são baseadas em Debian.

Consequentemente, é usado para servidores devido à sua resiliência testada ao longo do tempo. Ademais, possui uma impressionante compatibilidade, segurança e estabilidade de aplicativos.

 

Red Hat

O Red Hat Linux (RHEL) possui os recursos oferecidos por outras distros, sendo o melhor sistema de suporte da classe. Além de manter o ajuste com o seu principal servidor de código aberto, ele sempre lança novos recursos.

Por ser um grande jogador no mercado de distro aberto, a Red Hat trabalha com fornecedores líderes de hardware, incluindo Dell, IBM e HP. Isso significa ter os melhores recursos de virtualização, mais confiabilidade, estabilidade e desempenho superior.

No entanto, apesar de suas características superiores e excelente serviço de suporte, RHEL não é para novatos. A administração e configuração podem parecer um pouco complicadas e você precisará de alguém muito bom para lidar com um servidor desse potencial.

 

CentOS

O CentOS é uma distribuição de código aberto derivada do Red Hat. Além de fornecer um ambiente estável, oferece uma experiência de servidor de classe empresarial. Notavelmente, o CentOS funciona bem em mainframes e pode ser usado como um ambiente de trabalho direto.

Por fornecer a funcionalidade e a estabilidade do Red Hat Enterprise Linux, é perfeito para o sistema operacional avançado do servidor Linux. Use o CentOS se você estiver procurando por uma alternativa gratuita da RHEL.

© Copright 2018 - 2024 Deltta Tecnologia - Todos os direitos reservados

WhatsApp chat